Dados divulgados pela Previdência Social no primeiro trimestre de 2017 revelaram que, por hora, são contabilizados 83 acidentes e doenças ocasionados pelo trabalho.
O estudo mostrou que o estresse é uma das causas mais relevantes das doenças do trabalho, sendo responsáveis por patologias osteomusculares, de membros superiores, síndromes (como pânico) e depressão.
O absenteísmo no trabalho é um grande problema enfrentado pela maioria das empresas e em grande parte das situações poderia ser evitada com medidas simples do dia a dia e mesmo com a regularização dos exames periódicos dos colaboradores, uma prática obrigatória e que nem sempre tem a atenção necessária.
As consequências dessas doenças para os funcionários e seus familiares são inúmeras.
Para as empresas também existem pontos negativos, entre eles as faltas e afastamentos, que geram queda na produção da empresa, prejuízos financeiros e, muitas vezes, até indenizações.
Evitar faltas não se trata apenas de manter um ambiente seguro para reduzir acidentes do trabalho.
Vale destacar que um funcionário que passa cerca de oito horas no ambiente profissional precisa encontrar ali o incentivo para ter uma vida mais saudável e para evitar doenças, sendo papel da empresa tornar as horas de trabalho um período saudável e seguro.
Investir em treinamentos relacionados à saúde ocupacional é entre várias medidas uma das alternativas que a empresa terá para melhorar as condições de saúde dos colaboradores e desta forma, além de oferecer iniciativas em busca de uma maior qualidade de vida no ambiente profissional, existirão ações de conscientização para que a taxa de absenteísmo no trabalho seja cada vez menor.