SMT Ocupacional

Vitamina D

A vitamina D tem um papel vital em nosso organismo, sendo importante na formação e manutenção da saúde óssea, uma vez que favorece a absorção do cálcio.
De acordo com estatísticas, mais de um bilhão de pessoas no mundo tem deficiência de vitamina D e a principal causa é falta de exposição da pele à luz solar.
No Brasil, por exemplo, apesar de ser um país tropical, com alta incidência de luz solar, as estatísticas indicam que cerca de 60% dos adolescentes, até 58% dos adultos e até 83% dos idosos apresentam carência de vitamina D.
Estudiosos apontam que o fato se deve ao estilo de vida atual, onde as pessoas acabam ficando muito tempo em locais fechados, seja trabalhando ou estudando, ao longo do dia. Porém, outros fatores, como o uso de protetor solar, pigmentação da pele e sazonalidade também influenciam a produção de vitamina D pela pele.

O que a falta da vitamina D causa?

A falta da vitamina D no organismo pode ser identificada em testes laboratoriais, pela análise do cálcio na urina (se houver pouco, é um sinal de alerta) ou por exames de sangue. Não costumam se manifestar sintomas em adultos, exceto por uma eventual dor, cansaço ou falta de equilíbrio. Já as crianças com deficiência de vitamina D podem desenvolver raquitismo — doença que inclui fraqueza e perda óssea.

Onde a vitamina D pode ser encontrada?

Ela pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina. Mas a principal fonte dessa vitamina vem do sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =